Vereador recebeu a Honraria durante comemoração dos 44 anos da instituição.
A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (AGEPEN) completou 44 anos de história e atualmente conta com uma equipe de aproximadamente 1.900 servidores, custodiando mais de 20 mil presos em todo Mato Grosso do Sul.
Para comemorar a importância dos Policiais Penais e em reconhecimento a personalidades que contribuem ou contribuíram com o Sistema Penitenciário e a Segurança Pública de forma geral, o vereador Coronel Villasanti foi um dos homenageados pela AGEPEN, por meio do Diretor-Presidente Rodrigo Rossi Maiorchini com a Medalha Patrono Penitenciário “Senador Ramez Tebet”.
O Coronel PM Alirio Villasanti Romero, tem 32 anos de efetivo serviço na Polícia Militar e nesse período exerceu várias funções de relevância na instituição e sempre procurou ter uma relação de respeito, de interação e parceria com os integrantes da AGEPEN que possibilitasse uma melhor prestação de serviços de ambas as instituições a sociedade sul mato grossense.
Em seu livro “Segurança Pública e Qualidade de Vida”, publicado em 2009, faz uma homenagem ao então agente penitenciário, enfatizando o seguinte: “Profissional responsável pela ressocialização dos internos do sistema prisional, exercendo por consequência a função de reeducador e não carcereiro, como confundem alguns. No seu mister convive com pessoas que a justiça entende que devem ser recuperadas e em função da proximidade com estas pessoas, devem ter equilíbrio emocional, ponderação, saber gerenciar crises provocadas por condições que se encontram os encarcerados e principalmente, não introjectar os valores negativos com os quais se depara”.
Villasanti tem fortes ligações com o Sistema Penitenciário de MS, onde seu irmão Hilton Villasanti Romero, exerceu o cargo de diretor-presidente, o seu sobrinho Fábio Henrique Romero Borde, é Policial Penal de longa data e seu saudoso pai Máximo Romero empresta seu nome ao Estabelecimento Penal de Jardim (MS).
Como vice-presidente da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (FENEME) e como presidente da Associação dos Oficiais Militares Estaduais (AOFMS) teve participação relevante e de destaque para a transformação, a nível nacional e também estadual do órgão em Polícia Penal.
Como representante classista junto ao Fórum dos Servidores do MS, sempre foi defensor da categoria na busca da valorização profissional, na melhoria das condições de trabalho e na consolidação das suas atribuições.
“Sinto-me honrado em receber tão importante comenda, a quem atribuo aos meus irmãos de farda da Polícia Militar e aos Policiais Penais que comigo trabalharam nas mais diversas cidades de Mato Grosso do Sul. Ambas categorias me ajudaram a prestar um bom serviço à sociedade durante toda minha carreira. Me senti prestigiado com as presenças de alguns amigos da AGEPEN que foram prestigiar o recebimento da medalha, homenagem tão importante por mim recebida”, agradeceu o vereador Coronel Villasanti.
Commentaires