O texto fala sobre a religião ser "a primeira porta de entrada para os que mais precisavam"
A resolução 715 do conselho nacional de saúde (CNS) traz entre suas 59 propostas um ponto que reconhece religiões afro como "complementares ao SUS.
Terreiros, barracões e casas de religião
O ponto 46 versa sobre o entendimento de que espaços como terreiros, barracões e casas de religião como "a primeira porta de entrada para os que mais precisavam de espaço de cura para o desequilíbrio mental, psíquico, social e alimentar".
O texto completo está escrito com a seguinte redação:
"Reconhecer as manifestações de cultura popular dos povos tradicionais de matriz africana e as suas Unidades territoriais tradicionais de matriz africana (terreiros, terreiras, barracões, casas de religião, etc). Como equipamentos promotores de saúde e cura complementares do SUS, no processo de promoção da saúde e primeira porta de entrada para os que mais precisavam de espaço de cura para desequilíbrio mental, psíquico, social e alimentar, e com isso respeitar as complexidades inerentes às culturas e povos tradicionais de matriz africana, na busca da preservação.
Instrumentos estes previstos na política de saúde pública, combate ao racismo, à violação de direitos, à discriminação religiosa dentre outras".
Comentarios