A Sessão Solene foi realizada na noite de ontem (13/11), no Plenário Oliva Enciso em Campo Grande.
A Sessão Solene de Outorga da Medalha Legislativa “Ueze Zahran” em comemoração ao dia da Comunidade Libanesa foi realizada na noite desta segunda-feira (13/11), no Plenário Oliva Enciso na Câmara Municipal de Campo Grande.
Na solenidade o vereador Coronel Villasanti homenageou o advogado Rhiad Abdulahad, filho de libanês, nasceu em 23 de janeiro de 1991 em Ponta Porã (MS), casado e pai do pequeno Eduardo Abdulahad de apenas um mês de vida.
Rhiad Abdulahad é advogado atuante no Estado de Mato Grosso do Sul, Master of Law LLM em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, Primeiro Suplente a Deputado Estadual pelo União Brasil e atualmente presidente do União Brasil de Campo Grande.
O vereador Coronel Villasanti ressaltou que o homenageado é um “Jovem advogado que tem tido uma desenvoltura profissional de destaque, além de uma atuação social em defesa e apoio aos mais vulneráveis socialmente, o que muito nos orgulha. O Rhiad com sua conduta profissional e pessoal honra e dignifica a Comunidade Libanesa de Campo Grande”, destacou.
“Recebemos com muita alegria o reconhecimento da importância que a Comunidade Libanesa trouxe para a construção não só da nossa Capital, do nosso Estado e do País, em todos os aspectos em que pôde somar, mas também da maneira carinhosa em que fomos recebidos pela população brasileira, com certeza temos um sentimento enorme de gratidão. Estendo esta importante homenagem recebida, a todos que possuem descendência Libanesa”, agradeceu o homenageado Rhiad Abdulahad.
No contexto histórico, a ampla imigração para o Brasil ocorreu a partir do fim do século 19, entre 1880 e 1969, quando aproximadamente 140 mil árabes atravessaram o oceano para tentar uma vida melhor no Brasil, a maioria de origem síria e libanesa.
Na busca pela liberdade e por melhores oportunidades, eles deixaram para trás os problemas na agricultura, a falta de trabalho e um território dominado pelo Império Otomano até 1922.
A independência tardia do Líbano e da Síria só se concretizou na década de 1940, após o fim da Segunda Guerra Mundial, que resultou em uma população de 10 milhões de libaneses no Brasil, onde abriga o dobro da população do próprio Líbano, que tem, em média, 5 milhões de habitantes, abrigando a maior imigração Libanesa em relação a outros países pelo mundo.
Os primeiros registros de imigrantes em Campo Grande datam de 1906, de um casamento de um casal libanês na Igreja Católica. Depois, os próximos imigrantes começaram a vir para ajudar na construção da Ferrovia Noroeste do Brasil, em 1914.
Commentaires