top of page
Buscar
Foto do escritorAlípio Neto

Deputado Cabo Almi apresenta melhora em seu quadro clínico e já não necessita de "pronação"

O boletim divulgado no dia de hoje 09/05, reforça as esperanças de que o parlamentar possa estar lutando para reverter o quadro de saúde que ainda é grave.


Hoje, às 13hs e 43min o hospital da CASSEMS liberou mais um boletim do estado de saúde do deputado estadual pelo PT-MS, Cabo Almi que se encontra no CTI da unidade hospitalar acometido de COVID-19, e as notícias são animadoras, porém ainda expira muitos cuidados.


O documento que esta assinado pela médica Beatriz Longo Bortoletto mantem as esperanças na melhora do parlamentar. O BLOG DO ALÍPIO NETO teve acesso em primeira mão ao boletim, que em seu teor, ressalta a preocupação do paciente continuar entubado, porém a manobra de pronação já não é mais necessária, pois o mesmo apresentou estabilidade na sua saturação que é de O².92, isso é considerado bom.


Almi também apresenta melhora no quadro infeccioso, mas ainda permanece a base de fortes antibióticos, e sua função renal permanece boa, de acordo com o documento.

Segue o Boletim na íntegra



A notícia é animadora, visto que no dia de ontem, se via a necessidade do paciente se manter pronado, e hoje já não é mais necessário tal manobra (veja o boletim de ontem, dia 08 de maio de 2021 clicando aqui).


O que é pronação?


Para tratar as possíveis complicações que a Covid-19 traz aos pulmões, a técnica chamada de pronação, em que o paciente fica em “posição de bruços” foi implantada no Hospital Regional do Gama (HRG). A pronação é mais comum nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) sendo utilizada em pacientes que possuem doenças respiratórias graves, como pacientes com a Covid-19 com desconforto respiratório grave.


Técnica é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)

No HRG, o coordenador de Fisioterapia da emergência, Estevão Diniz, tem utilizado de forma precoce a posição prona para tratar as possíveis complicações que a Covid-19 traz aos pulmões. A técnica tem apresentado resultados positivos nos pacientes que chegam à emergência e estão na enfermaria do bloco respiratório.

A pronação é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para pacientes graves da Covid-19.

Dados

De acordo com pesquisas, enquanto a maioria dos pacientes infectados não desenvolve complicações ou apresenta apenas sintomas leves, aproximadamente 14% evolui para um estágio mais grave que requer hospitalização, suporte de oxigênio e, por vezes, ventilação mecânica (VM). Em relação à evolução dos quadros, a síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) é responsável por acometer de 31% a 67% dos pacientes. A técnica prona pode evitar esse estágio.


Informações do site - saude.df.gov.br


O BLOG DO ALÍPIO NETO seguirá de prontidão, caso saia mais alguma notícia do Deputado estadual Cabo Almi.


Por Alípio Neto

Comments


bottom of page