Levantamentos feitos por Serpes e Real Time Big Data não apresentaram dados solicitados
A Justiça Eleitoral decidiu nesta quarta-feira (19) pela impugnação de duas pesquisas divulgadas na última segunda-feira (17), pela TV Morena e pela TV MS Record, feitas, respectivamente, pelos institutos Serpes e Real Time Big Data.
O magistrado entendeu que em ambas, faltaram documentos e dados que comprovassem o cumprimento de tudo que estabelece a legislação eleitoral, e que a manutenção poderia oferecer risco à lisura do processo em que concorrem ao governo do Estado os candidatos Eduardo Riedel e Capitão Contar.
A Real Time Big Data apesar de ter entregue parte dos dados solicitados, destaca a decisão, não sinalizou ‘quantas entrevistas procedeu em cada um dos bairros’. Já a Serpes, segundo a justiça, que tinha ‘o dever de indicar os locais em que feita a coleta de dados’, mas após pesquisa no sistema constatou-se a ‘falta de anotação dos dados relativos ao número de entrevistas em cada setor censitário de realização da pesquisa’.
As duas estão, irregulares do ponto de vista jurídico, estão agora impugnadas e deverão ter sua divulgação suspensa, sob pena de multa de R$ 50 mil em caso de descumprimento para a pesquisa da Serpes e multa de R$ 10 mil no caso da Real Time.
Já na pesquisa divulgada pelo Campo Grande News, realizada pelo instituto Novo Ibrape, que cumpriu todos os requisitos legais, Riedel aparece na frente com 51,3% dos votos, contra 48,7% do candidato do PRTB. Nas duas impugnadas, o candidato Contar aparecia na frente de Riedel.
Kommentarer