top of page
Buscar
Foto do escritorAlípio Neto

Na semana dos 90 anos do voto feminino, mulheres do Solidariedade MS se capacitam para eleições 2022

Um grupo de mulheres de Mato Grosso do Sul participou do Lidera+, o primeiro e único programa de formação política destinado a mulheres que desejam ingressar na política e concorrer de forma igualitária nas próximas eleições, realizada pela Secretaria Nacional da Mulher, em parceria com a Fundação 1° de Maio, da Executiva Nacional do Solidariedade.


“Tinha uma certa insegurança em sair candidata. Agora tenho certeza e posso dizer com autoridade que sou candidata a Deputada Federal por Mato Grosso do Sul, representando as mulheres”, disse Rosemar Anisia Fabro.

O presidente estadual do Solidariedade MS, vereador Papy, tem atuado para expandir a atuação das mulheres na política. "O Solidariedade MS trabalha intensamente para eleger mulheres no estado", afirmou o dirigente.

A secretária estadual da Mulher do Solidariedade, Élida Monteiro, disse que o curso continua com módulos on-line e presencial, para incentivar o empoderamento feminino na política. “Terão alguns módulos que serão disponibilizados de forma on-line e, no início de abril, vai ter o último módulo em Brasília. Foram dias intensos de bastante aprendizado, de bastante conteúdo com assuntos desde comunicação social, à marketing e jurídico”, explicou a secretária.


Na avaliação de Élida, o evento contribuiu para incentivar as mulheres a se candidatarem. “Não é fácil ser candidata e chegar lá. As mulheres têm vontade, agora é só se capacitar e ter coragem e foi isso que o evento somou na vida de todos nós”, afirmou.


Outra participante sul-mato-grossense ressaltou sobre o fortalecimento das mulheres em enfrentar os adversários políticos. “Voltei muito animada para montar um projeto de candidatura e começar a trabalhar”, afirmou Patrícia Monteiro, uma das participantes de Mato Grosso do Sul.


Mato Grosso do Sul


O eleitorado em Mato Grosso do Sul é predominantemente feminino. Dos 1.861.285 eleitores, 52,78% são mulheres, segundo a Justiça Eleitoral.



Comments


bottom of page