O Sindha MS – Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação, em parceria com o Senac, Iphan e Coletivo das Mulheres Negras, realizarão gratuitamente o Curso de Cultura e Empreendedorismo para as Baianas de Acarajé.
O Sindha/MS em parceria com o Senac, Sebrae (à confirmar), Iphan e Coletivo das Mulheres Negras, realizarão no mês de novembro, o Curso de Cultura e Empreendedorismo para as Baianas de Acarajé, o mesmo será realizado na Escola do Senac de Gastronomia, situada na Rua Antônio Maria Coelho, 3368, no bairro Jd. dos Estados.
A proposta dessa formação surgiu de uma conversa entre Sindha e os representantes de FoodTrucks da Capital, para que juntos pudessem somar esforços na qualificação dessa mão de obra. Neste contexto estava inserida a Zezé do Acarajé, que possui um trailer de acarajé há mais de 10 anos na cidade de Campo Grande, e como ela Representa o Coletivo das Mulheres Negras e tem um trabalho de fortalecimento do Acarajé como Patrimônio Cultural Brasileiro junto ao Iphan, veio a proposta de elaborarmos uma formação para as baianas de acarajé aqui de Campo Grande.
O curso será dividido em dois momentos, nos primeiros dois dias serão abordados temas importantes, tais como, Empreendedorismo, Qualidade no Atendimento, Atendimento ao Público LGBTQIA+, Combate ao Assédio Infantil e às Mulheres, Boas Práticas na Manipulação do Acarajé. Nos próximos 4 dias o curso estará nas mãos das Baianas Andréia e Rita, ambas vinculadas à ABAM – Associação Brasileira das Baianas de Acarajé, elas estão vindo diretamente de Salvador, para falar sobre o Ofício do Acarajé e a montagem do tabuleiro, Apresentação Pessoal, Vestimenta das Baianas, Montagem dos Turbantes, Maquiagem.
Para quem não sabe, o Ofício das Baianas de Acarajé e os saberes associados a ele, isto é, todo universo cultural que envolve a prática, tais como sua relação com a religiosidade de matriz africana e o reconhecimento da importância do legado dos ancestrais africanos no processo histórico de formação de nossa sociedade, é reconhecido como o Patrimônio Cultural do Brasil desde 2004, abrangendo todo território nacional.
Desde então, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, tem trabalhado em parceria com as Baianas de Acarajé e outras instituições a fim de promover a salvaguarda, difusão e valorização desta prática cultural. Com estas iniciativas, buscamos fortalecer a autodeterminação e organização das detentoras, além de contribuir para sua sustentabilidade econômica, um elemento crucial na preservação e continuidade deste Patrimônio Cultural Brasileiro.
PROGRAMAÇÃO
Cultura e Empreendedorismo - Curso para as Baianas de Acarajé
25/11 - 7h30 às 11h30 (4h)
SENAC
Empreendedorismo
Qualidade no Atendimento
Atendimento ao Público LGBTQIA+
Combate ao Assédio Infantil e às Mulheres
26/11 - 7h30 às 11h30 (4h)
SENAC
Boas Práticas na Manipulação do Acarajé
27/11 e 28/11 - 7h30 às 11h30 (8h)
Andréia - ABAM
Apresentação Pessoal, Vestimenta das Baianas, Montagem dos Turbantes, Maquiagem
29/11 e 30/11 - 7h30 às 11h30 (8h)
Rita - ABAM
Produção do Acarajé e Montagem do Tabuleiro
Kommentare