As aulas foram ministradas entre os dias 17 e 20 de janeiro, em comunidades do Pantanal, em Corumbá.
O Senai, em parceria com a prefeitura e o governo do Estado, capacitou 50 ribeirinhos no curso de manutenção de motores de popa. As aulas foram ministradas entre os dias 17 e 20 de janeiro, em comunidades do Pantanal, em Corumbá.
De acordo com o coordenador técnico do Senai Corumbá, Herlon Souza Sommerfeld, o curso, com carga horário de 17h, foi ministrado para duas turmas e é essencial para quem vive na região, utilizando o barco como meio de transporte.
“O motor de popa, de modo geral, é utilizado como um mecanismo de meio de transporte. Então, como a grande maioria da comunidade ribeirinha tem como atividade econômica o setor pesqueiro e de hotelaria, eles precisam desse motor para desempenhar seu trabalho. Então, é fundamental. Sem o motor de popa, não tem como se deslocar”, ressaltou.
Nas aulas, foram repassados fundamentos básicos para, por exemplo, limpeza de sistema de ignição e filtro. “É um povo de baixa renda, que realmente precisa de uma estruturação profissional direcionada. Então, o Senai conseguiu atender essa demanda”.
Totalmente gratuita, a qualificação foi realizada no Hotel Pesqueiro da Odila, na região do Porto Morrinho. O curso foi uma das demandas colhidas pelo Programa Povo das Águas, também coordenado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Outras ações semelhantes serão realizadas em outras regiões do Pantanal.
A ação está em sintonia com os itens 4 (educação de qualidade) e 8 (trabalho decente e crescimento econômico) dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). As metas representam um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
Σχόλια