O programa PantaNOW pretende contribuir com a conservação ambiental e a valorização das comunidades pantaneiras por meio da arte.
O Sesi assinou, nesta quinta-feira (11/01), o primeiro contrato com investidor social privado no âmbito do projeto PantaNOW. Por meio da cooperação, artista local e entidade social serão financiados e a empresa amplia sua atuação perante a sociedade. O edital foi lançado em novembro do ano passado.
De acordo com o assessor de cultura Bruno Sampaio, responsável por coordenar o projeto, a iniciativa disponibiliza uma plataforma para que empresas socialmente responsáveis consigam destinar recursos financeiros de fomento à cultura, além de destinar uma doação a entidade social sem fins lucrativos. “O Sesi oferece a gestão técnica dessa cooperação social”, explicou.
Nesta primeira parceria, o restaurante Residenza, que está em vias de ser inaugurado em Campo Grande, será o financiador. O artista plástico Marcos Roberto Ferreira de Rezende será contemplado e irá desenvolver um dos painéis do mosaico de animais pantaneiros disponibilizados pelo projeto. A Associação Pestalozzi será a organização social que receberá a doação de recursos.
O empresário Henrique Fracalanza afirma que foi atraído pelo viés social do projeto. “Através do Sesi, temos a oportunidade de trabalhar com a comunidade local. O projeto gera um elo de comunicação entre o social, o cultural e o empresarial”, ressaltou.
Já o artista Marcos Rezende, da Capital, vê o projeto como uma possibilidade de dar visibilidade ao Pantanal, através da arte. “Eu achei sensacional. Temos que divulgar isso para o mundo e colocar a questão da sustentabilidade em evidência”, explicou.
Conforme Bruno, a obra produzida será incorporada ao acervo do programa PantaNOW, sendo exposta ao longo do ano. Numa etapa final, o quadro será parte dos itens oferecidos num leilão beneficente. Parte da venda da obra será destinada ao artista autor e outra parte será destinada a um fundo que poderá contemplar as organizações sociais.
Também participaram da assinatura a presidente Pestalozzi, Gysélle Saddi Tannous, a assessora do Núcleo de Sustentabilidade e ESG da Fiems, Cláudia Borges, e a a gerente executiva do Sesi MS, Thalita Bressan. A presidente da Pestalozzi, Gysélle Saddi Tannous, realizou visita à equipe de Cultura do Sesi para conhecer o projeto.
Sobre o programa
O Pantanal é um ecossistema cheio de belezas naturais e riquezas culturais únicas, mas também enfrenta desafios complexos. O programa PantaNOW pretende contribuir com a conservação ambiental e a valorização das comunidades pantaneiras por meio da arte.
De um lado, artistas visuais se expressam para chamar a atenção sobre a proteção do bioma pantaneiro. De outro, entidades sociais sul-mato-grossenses com forte atuação nas áreas social e ambiental são potencializadas por empresas socialmente responsáveis. O resultado dessa combinação são obras de arte vibrantes, cheias de significado e capazes de impulsionar e materializar a cooperação social.
Ao apoiar os artistas e suas obras, os investidores sociais também estarão apoiando organizações da sociedade civil (OSCs) homologadas junto ao Sesi, por meio do programa PantaNOW. Os valores podem variar conforme o interesse dos investidores e a viabilidade dos projetos propostos.
Confira mais informações sobre o projeto no link: https://pantanow.fiems.com.br/.
Comments