O vereador Coronel Villasanti homenageou na noite desta quarta-feira (26/06), o Povo Paraguaio, no Plenário Oliva Enciso.
A comenda foi concedida na Sessão Solene em Comemoração ao Dia do Povo Paraguaio, data foi instituída na Casa de Leis por meio da Resolução nº 1.251/17 e da Lei nº 5.629/15.
O Dia do Povo Paraguaio é celebrado oficialmente no dia 14 de maio, relembrando os dias 14 e 15 de maio de 1811, quando o Paraguai declarou sua independência da Espanha.
A homenagem visa fortalecer os laços que unem o Paraguai ao Brasil, as tradições e a cultura do país vizinho em prol da integração dos povos latino-americanos.
O vereador Coronel Villasanti homenageou Dulcídio Souza, Hélio Gauto Rios, Hermenegilda Leona Ruiz Gaúna e Marcos Antônio Moura Cristaldo.
Dulcídio Souza, nasceu na cidade fronteiriça de Porto Murtinho, é filho de paraguaios, casado com Márcia Luciana Mori da Silva, e pai de Matheus e Lucas. Ingressou na Polícia Militar em 1983 e se aposentou em 2008 como 2° Tenente PM. Serviu no 1º,9º Batalhão da Polícia Militar de Campo Grande e no 7º BPM de Aquidauana. Tenente Dulcidio comandou também a PM em Sidrolândia, Miranda, Rochedo e Corguinho. Atualmente é comerciante na Capital.
Hélio Gauto Rios, nasceu em Porto Murtinho, filho de pais paraguaios, Sr. Francisco Rios e Catalina Gauto Rios; serviu o Exército na 2ª Companhia de Fronteira em Porto Murtinho, frequentou a Academia de Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, onde formou-se Aspirante a Oficial PM em1995. Galgou todos os postos do Oficialato, tendo concluído a sua carreira com Coronel. Formou-se em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), cursou pós graduação em Direito Ambiental pela Universidade Cândido Mendes. É pós graduado em Gestão de Segurança Pública (UNIDERP) e pós graduado em Gestão e Tecnologia Educacional pelo Centro de Ensino da Polícia Militar do Estado da Paraíba.
A homenageada Hermenegilda Leona Ruiz Gaúna é Paraguaia, nascida na cidade de Quiindy (PY) e filha de Paraguaios. Seus pais Bienvenuto Ruize e Filomena Centurion, chegaram no Rio de Janeiro em 1968, onde residiram até 1973.Casou em 1969 com Lino Gaúna (In Memoriam), com quem teve três filhos:Rodolfo Ruiz Gaúna, Ricardo Ruiz Gaúna e Esmilce Ruiz.
Em 1973 foi morar em Porto Murtinho, onde se dedicou com o seu marido ao comércio durante 30 anos, com a Farmácia Murtinhense. Há 15 anos reside em Campo Grande. Dona Hermenegilda é um dos pilares da fundação do Colégio Capitão Marcial Ramirez de Carmelo Peralta, no Paraguay, pois foi com a ajuda dela que foi possível construir o local próprio dessa instituição educacional.
Marcos Antônio Moura Cristaldo, natural de Campo Grande (MS), é filho do paraguaio Benito Adrian Cristaldo e de Maria do Carmo Moura Cristaldo, casado com Maria Bernadete Pastorello Cristaldo, com quem tem dois filhos, Tiago Adrian Pastorello Cristaldo e Ana Paula Pastorello Cristaldo. É engenheiro civil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Cristaldo já foi Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da Capital, Chefe da Divisão de Assuntos Fundiários, Supervisor da Divisão de Fiscalização e Controle Urbanístico, Direção e Assessoramento Gerencial da Divisão de Fiscalização e Controle Urbanístico e Diretor Executivo daquela Pasta. O homenageado tem atuação destacada na área do meio ambiente, tendo recebido em 2012 o Prêmio Nacional de Boas Práticas em Sustentabilidade Ambiental Urbana, do Ministério de Meio Ambiente, pelo trabalho desenvolvido no contexto de manejo de águas no município de Campo Grande.
O vereador Villasanti destacou que: “Devido aos fortes laços familiares, culturais e de convivência, por ter nascido e ter vivido em várias cidades fronteiriças com o país vizinho, Paraguai, sinto-me profundamente honrado em ser o proponente desta Sessão Solene em homenagem ao Povo Paraguaio, onde venho expressar minha gratidão e a importância vital da comunidade paraguaia que aqui reside, para o progresso de Campo Grande”, destacou o Coronel.
Comments