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Foto do escritorAlípio Neto

Transportadoras elogiam iniciativa da Agepan em blitz educativa para bom desempenho do transporte

Ação ‘Transporte Legal” ocorreu no mês de setembro nos municípios de Mato Grosso do Sul


A campanha de orientação “Transporte Legal” realizada pelo setor do Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos - Agepan, foi eficaz e bem avaliada pelas empresas prestadoras de serviços neste segmento.


As orientações foram realizadas simultaneamente em todos os municípios do Estado. Em Campo Grande, a ação comandada pela equipe de fiscalização, Paulo Ferreira, João Henrique, Aline Melo e Nilson Ferreira, ocorreu na quinta-feira, último dia da campanha, na BR-060, km 368, próximo a saída para Sidrolândia e contou com a parceria da Polícia Rodoviária Federal (PRF).


De acordo com o diretor-presidente da Agepan, Carlos Alberto de Assis, essa iniciativa foi um sucesso e ajudou a fortalecer ainda mais a relação da agência com as empresas de transporte.


“A Agepan não mede esforços para levar um atendimento competente e inovador para ajudar as empresas de transporte e consequentemente beneficiar a população com serviços de qualidade”, destaca.


O motorista Rudine Hoffmeister, de 39 anos, da empresa Expresso Bela Vista, comenta que a campanha da Agência Reguladora deu mais segurança nas viagens e acredita que motivou muitas empresas a viajarem da forma mais correta possível.

"É importante fiscalizar mesmo, para manter tudo em ordem e até para nós motoristas e também os passageiros. Precisamos estar seguros e garantidos durante a viagem", disse.


Bruno Richard , 31 anos, é motorista da empresa Bittencourt Transportes, e após a orientação que recebeu dos fiscais, disse que o trabalho (transporte) precisa ser feito corretamente, pois, a responsabilidade de transportar as pessoas de uma forma segura é bem grande.


“O trabalho que a Agepan está fazendo é muito bom. Às vezes, tem muitas vans irregulares e é um risco para os motoristas e os passageiros. Então esse tipo de orientação é muito importante para quem trabalha com transporte, porque é preciso andar na lei sempre", enfatiza.


Para o diretor de Transportes, Rodovias e Portos, Matias Gonsales Soares, a ação deste mês foi satisfatória porque cumpriu com o objetivo principal e foi bem recebida pelas empresas e que algumas prontamente foram até a Agência regularizar suas pendências.


“Eu achei muito interessante, porque o objetivo da agência não é aplicar multas, é fazer com que os prestadores melhorem a qualidade dos serviços, ou seja, o passageiro precisa ser melhor atendido. É um trabalho de subir um degrau na qualidade e a gente pensa em futuramente renovar e fazer esse tipo de ação e orientar, não apenas os operadores e transportadores, mas os próprios passageiros, das condições e dos direitos que eles tenham”, afirma.


Finalidade


A ação “Transporte Legal” orientou empresas que prestam serviços de transporte à população, reafirmando requisitos básicos importantes e a obrigatoriedade de oferecer qualidade, reforçando a segurança e a higiene dos transportes, principalmente no atual cenário de pandemia.


Além disso, os fiscais notificaram os veículos para controle de orientação, tiraram as dúvidas de funcionários e representantes sobre documentações de autorização entre outros serviços.


Foram instruídas as transportadoras de linhas regulares, o fretamento contínuo - como o prestado a empresas, para levar trabalhadores, ou a estudantes universitários que se deslocam para estudar em cidade diferente de onde moram - e o fretamento eventual - especialmente o turístico.

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