Ação ‘Transporte Legal” ocorreu no mês de setembro nos municípios de Mato Grosso do Sul
A campanha de orientação “Transporte Legal” realizada pelo setor do Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos - Agepan, foi eficaz e bem avaliada pelas empresas prestadoras de serviços neste segmento.
As orientações foram realizadas simultaneamente em todos os municípios do Estado. Em Campo Grande, a ação comandada pela equipe de fiscalização, Paulo Ferreira, João Henrique, Aline Melo e Nilson Ferreira, ocorreu na quinta-feira, último dia da campanha, na BR-060, km 368, próximo a saída para Sidrolândia e contou com a parceria da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
De acordo com o diretor-presidente da Agepan, Carlos Alberto de Assis, essa iniciativa foi um sucesso e ajudou a fortalecer ainda mais a relação da agência com as empresas de transporte.
“A Agepan não mede esforços para levar um atendimento competente e inovador para ajudar as empresas de transporte e consequentemente beneficiar a população com serviços de qualidade”, destaca.
O motorista Rudine Hoffmeister, de 39 anos, da empresa Expresso Bela Vista, comenta que a campanha da Agência Reguladora deu mais segurança nas viagens e acredita que motivou muitas empresas a viajarem da forma mais correta possível.
"É importante fiscalizar mesmo, para manter tudo em ordem e até para nós motoristas e também os passageiros. Precisamos estar seguros e garantidos durante a viagem", disse.
Bruno Richard , 31 anos, é motorista da empresa Bittencourt Transportes, e após a orientação que recebeu dos fiscais, disse que o trabalho (transporte) precisa ser feito corretamente, pois, a responsabilidade de transportar as pessoas de uma forma segura é bem grande.
“O trabalho que a Agepan está fazendo é muito bom. Às vezes, tem muitas vans irregulares e é um risco para os motoristas e os passageiros. Então esse tipo de orientação é muito importante para quem trabalha com transporte, porque é preciso andar na lei sempre", enfatiza.
Para o diretor de Transportes, Rodovias e Portos, Matias Gonsales Soares, a ação deste mês foi satisfatória porque cumpriu com o objetivo principal e foi bem recebida pelas empresas e que algumas prontamente foram até a Agência regularizar suas pendências.
“Eu achei muito interessante, porque o objetivo da agência não é aplicar multas, é fazer com que os prestadores melhorem a qualidade dos serviços, ou seja, o passageiro precisa ser melhor atendido. É um trabalho de subir um degrau na qualidade e a gente pensa em futuramente renovar e fazer esse tipo de ação e orientar, não apenas os operadores e transportadores, mas os próprios passageiros, das condições e dos direitos que eles tenham”, afirma.
Finalidade
A ação “Transporte Legal” orientou empresas que prestam serviços de transporte à população, reafirmando requisitos básicos importantes e a obrigatoriedade de oferecer qualidade, reforçando a segurança e a higiene dos transportes, principalmente no atual cenário de pandemia.
Além disso, os fiscais notificaram os veículos para controle de orientação, tiraram as dúvidas de funcionários e representantes sobre documentações de autorização entre outros serviços.
Foram instruídas as transportadoras de linhas regulares, o fretamento contínuo - como o prestado a empresas, para levar trabalhadores, ou a estudantes universitários que se deslocam para estudar em cidade diferente de onde moram - e o fretamento eventual - especialmente o turístico.
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