Os paraguaios vieram para Campo Grande em busca de um futuro melhor, onde conquistaram uma vida de qualidade, sempre manifestando gratidão pelo acolhimento da população campo-grandense.
A Câmara Municipal realizou na noite desta quarta-feira (21/06), às 19 horas, Sessão Solene em Comemoração ao "Dia do Povo Paraguaio", proposta pelo vereador Coronel Villasanti.
O Dia do Povo Paraguaio é celebrado oficialmente no dia 14 de maio, relembrando os dias 14 e 15 de maio de 1811, quando o Paraguai declarou sua independência da Espanha. A homenagem visa fortalecer os laços que unem o Paraguai ao Brasil, as tradições e a cultura do país vizinho em prol da integração dos povos latino-americanos.
Os paraguaios vieram para Campo Grande em busca de um futuro melhor, onde conquistaram uma vida de qualidade, sempre manifestando gratidão pelo acolhimento da população campo-grandense.
Entre os homenageados pelo vereador, estão o Sr. Evaristo Escobar, nascido em Porto Murtinho, filho de paraguaios e residente em Campo Grande há 18 anos. É casado com Graciela Méndez Escobar e tem dois filhos: Ewerton Evaristo Escobar filho e Eudicley Escobar. O Sr. Evaristo é militar aposentado e trabalha na Prefeitura Municipal de Campo Grande como auxiliar de manutenção.
Outra homenageada é a Sra. Josefa Belmonte Gomes, que nasceu na Ilha Margarida Paraguay, filha de Agustim Belmonte, nascido na Espanha e Maria Jara de Belmonte. É casada com Gregório Gomes e mora em Campo Grande desde a década de 80. Dona Josefa trabalhou muito tempo com venda de roupas e hoje aos 84 anos seu maior prazer é receber visitas.
O homenageado Bernardino Medina nasceu em Porto Murtinho, e reside em Campo Grande desde janeiro de 1998. Casado com Edineia de Oliveira, é pai de Gian Lucas, Gianne Cristina e de Maria Fernanda. É Bacharel em Direito e atua como Escrivão de Polícia há mais de 20 anos, em várias instituições, como o GARRAS, POLINTER, DEDFAZ, atualmente lotado na 5ª Delegacia da Capital.
A Sra. Valentina de Sá e Silva é nascida em Porto Murtinho em 14/02/1942, hoje com 81 anos. A homenageada é filha de Victoria Ojeda da Silva, e Izauro de Sá e Silva e neta de paraguaios.
Em meados dos anos 80, juntamente com outros descendentes de paraguaios, a Sra. Valentina de Sá e Silva, fundou a “Associação Colônia Paraguaia de Campo Grande”, localizada na Rua Ana Luiza de Souza, Vila Pioneira, onde acolhe não só paraguaios, como também seus descendentes, e todos aqueles que buscam no local um momento de lazer e diversão em um ambiente familiar e fraterno.
Atualmente se dedica em expor o trabalho de artesanato realizado pelo povo paraguaio, como o “ao po’i” e o “ñanduti” em eventos e feiras, tanto em Campo Grande como em outras cidades do Estado, sempre com o objetivo de divulgar e promover a cultura do povo paraguaio.
O proponente da Sessão Solene em homenagem ao “Dia do Povo Paraguaio”, vereador Coronel Villasanti, destacou que nasceu numa cidade fronteiriça e conviveu desde criança com a cultura, a culinária, o idioma e a música paraguaia, daí o vínculo, o carinho e apreço à população do país vizinho.
“A minha família teve participação na implantação da Colônia Paraguaia em Jardim, através da iniciativa do meu saudoso pai, Máximo Romero e minha mãe Georgina Villasanti Romero. Seguindo a tradição, fui diretor da Colônia Paraguaia de Dourados e atualmente permaneço sócio da Colônia Paraguaia de Campo Grande”, afirmou Villasanti.
Commentaires