Estiveram presentes o Professor João Rocha, representantes da PM (10° BPM) e da Guarda Civil Metropolitana.
O vereador Coronel Villasanti esteve no bairro Marcos Roberto na última quinta-feira (28/03), em reunião com os moradores e com a presidente da Associação Aramilda e vice presidente Elys Regina.
Estiveram presentes o Professor João Rocha, representantes da PM (10° BPM) e da Guarda Civil Metropolitana. As maiores reclamações dos moradores são: situações envolvendo os moradores em situação de rua e dependentes químicos, doações de alimentos feitas no bairro e adjacências sem nenhum critério e padronização de procedimentos e a demora na concretização da obra do córrego.
De acordo com o vereador, “Foi solicitado que os moradores façam os devidos registros de eventuais ocorrências policiais para gerar estatísticas e melhorar o planejamento e as ações dos órgãos de segurança pública na região. Foi informado que recentemente foram aprovadas leis municipais que acabam auxiliando os órgãos municipais em suas atividades fiscalizatórias. A lei que penaliza com atuação e consequentemente multa os proprietários de terrenos que não são limpos. Explicamos aos moradores também sobre a lei do fio do cobre (lei que fui um dos autores), que possibilita aplicar multa e cassar o alvará de funcionamento das empresas que comercializarem fios de cobre sem procedência. Com isso as ações dos órgãos de fiscalização do município (Guarda Civil Metropolitana – GCM e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano – SEMADUR), se tornam mais eficientes e céleres. Os órgãos de segurança do Estado (Polícia Militar e Polícia Civil) também participam dessas ações. Várias fiscalizações tem sido realizadas nos últimos tempos para combater os furtos de fios de cobre, com resultados excelentes”, explicou Villasanti.
“Foi solicitado ao Secretário Municipal de Segurança, Anderson Gonzaga que designe com a maior brevidade possível o ônibus da GCM para permanecer no bairro por algum tempo, ajudando no trabalho preventivo. Ele ficou de nos atender em breve. No momento o ônibus está atendendo o Bairro Noroeste”, finalizou.
A próxima reunião sobre segurança no bairro Marcos Roberto, ficou definida para a segunda quinzena de abril, para avaliação dos resultados já obtidos e traçar estratégias em conjunto.
Serão convidadas a participar da próxima reunião, as secretarias de Assistência Social, Saúde, Direitos Humanos (que trabalha com as comunidades terapêuticas), SISEP (obras), SEMADUR, Defensoria Pública da União e do Estado, Polícia Civil entre outros órgãos e entidades, além da PM e GCM que participaram desta primeira reunião.
Com relação ao reforço na segurança, o vereador destacou também que, “Graças um esforço em conjunto cerca de 400 novos GCM foram incorporados à instituição nos últimos tempos. E a PM está formando 500 novos policiais militares até setembro, que prioritariamente, atenderão Campo Grande. Ressaltei que tratativas estão sendo feitas para que o Pelotão de Motociclistas da GCM passe a ocupar o antigo posto da PM no Jockey Club e que o ponto de mototaxistas existente em frente ao Shopping Norte Sul Plaza/Havan seja um local de apoio para a PM e GCM. Com isso teríamos dois pontos com as permanências frequentes da PM e GCM na região. Sugeri também que a comunidade de organize para fazer a ocupação democrática do espaço no bairro, ou seja, realizar feiras culturais, brechós, domingos do lazer, e outras atividades através de parcerias com órgãos públicos e entidades privadas para que as pessoas de bem passem a frequentar estes locais, o que em tese, teria o apoio e as presenças da PM e GCM, trazendo maior tranquilidade aos moradores”, finalizou.
O vereador Villasanti se colocou à disposição para auxiliar na interlocução com os órgãos públicos e entidades que realizam este tipo de evento, que movimentam a economia e trazem alternativas, incentivando passeios em família na comunidade.
Comments